Plano de aula sobre ENTREVISTA 4º e 5º ano
Data:
|
04/04/2013
a 08/04/2013 5º ano
|
Turma(s):
|
51.01/EF.MAT, 51.02/EF.VESP
|
Disciplina(s):
|
LÍNGUA
PORTUGUESA
|
Competências:
|
Ser
capaz de compreender as regularidades, os o procedimentos e os recursos do
sistema lingüístico utilizado na prática de escrita e produção de texto
|
Habilidade(s):
|
Realizar
entrevistas adequando a linguagem oral a situação comunicativa
|
Metodologia:
|
04/04 -
Entregar para cada aluno uma entrevista publicada em um jornal, revista ou
site: entrevistas com autores de literatura, com grupos musicais, com
pesquisadores que estudam animais. Fazer leitura em voz alta voz reforçando o
uso dos sinais de pontuação nas entrevistas e fazer interpretação oral. 05/04
- Perguntar aos alunos o que eles conhecem sobre a vida dos funcionários que
trabalham na escola. Propor à classe a produção de uma entrevista para
conhecer melhor esses profissionais. Liste no quadro, junto com eles, as
pessoas que poderiam ser entrevistadas. Realize uma votação para escolher
três ou quatro funcionários. Defina com a turma um destino para as
entrevistas.Elabore coletivamente as questões que farão parte do roteiro.
Registre todas as idéias dos alunos para retomá-las. 08/04 -
Socialização,reescrita ,correção e avaliação de cada entrevista, Exposição
das entrevistas em mural na sala de aula
|
Conteúdo(s)
/ Atividades:
|
Produção,
revisão e realização de entrevistas Uso de letra maiúscula uso de sinais de
pontuação
|
Recursos:
|
Entrevistas
publicadas em jornais, revistas ou sites
|
Avaliação:
|
Observar
o desempenho da turma em relação a algumas questões: O aluno mostra-se
interessado em perguntar e escutar as respostas? Lê a pergunta de maneira
clara? Considerada a relação mais próxima ou mais distante com o entrevistado
ao dirigir-se a ele?
|
Bibliografia:
|
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/entrevistar-conhecer-melhor-611551.shtml
Jornal do Tocantins Revista Veja Site Cleber Toledo
|
Observações:
|
A
entrevista com os funcionários escolhidos será durante a aula
|
Plano de aula usando
a apostila do SALTO para o 4º e 5º ano
Data:
|
03/04/2013
a 08/04/2013
|
Turma(s):
|
41.01/EF.VESP, 41.02/EF.MAT
|
Disciplina(s):
|
LÍNGUA
PORTUGUESA
|
Competências:
|
Ser
capaz de ler e interpretar texto que circulam na sociedade e perceber as
diferentes dimensões da leitura
|
Habilidade(s):
|
Reconhecer
a unidade temática de um texto; Localizar informações explicitas em textos;
Ler em voz alta com fluência; Escrever texto preocupando-se com a
legibilidade
|
Metodologia:
|
03/04 -
Leitura ,interpretação e escrita dos textos "A menina e o lobo" e
"Receita para espantar tristeza" págs. 5 e 6 da apostila do SALTO;
Revisão coletiva da avaliação de Língua Portuguesa 05/04 - Identificar o tema
dos textos informativos nas pags. 13 e 14 da apostila do SALTO através de
leitura compartilhada; usar o dicionário para descobrir significado de
palavras desconhecidas 08/04 - Produção coletiva de texto instrucional do
gênero receita; correção e reescrita
|
Conteúdo(s)
/ Atividades:
|
Identificação
de narrador e foco narrativo Texto instrucional do gênero receita leitura e
escrita Pontuação Parágrafo Letra maiúscula
|
Recursos:
|
Apostila
do SALTO Livro do aluno pag. 23 e 28
|
Avaliação:
|
Através
da participação ,das atividades de leitura e escrita e produção textual
|
Bibliografia:
|
Livro
didático de Lingua Portuguesa 4º ano - Projeto Buriti Apostila do SALTO
|
Observações:
|
Tarefas
de casa com cópia dos textos obedecendo a estruturação de cada um
|