glitters

terça-feira, 16 de abril de 2013



Plano de aula sobre ENTREVISTA 4º e  5º ano

Data:
04/04/2013 a 08/04/2013   5º ano
Turma(s):
51.01/EF.MAT, 51.02/EF.VESP
Disciplina(s):
LÍNGUA PORTUGUESA
Competências:
Ser capaz de compreender as regularidades, os o procedimentos e os recursos do sistema lingüístico utilizado na prática de escrita e produção de texto
Habilidade(s):
Realizar entrevistas adequando a linguagem oral a situação comunicativa
Metodologia:
04/04 - Entregar para cada aluno uma entrevista publicada em um jornal, revista ou site: entrevistas com autores de literatura, com grupos musicais, com pesquisadores que estudam animais. Fazer leitura em voz alta voz reforçando o uso dos sinais de pontuação nas entrevistas e fazer interpretação oral. 05/04 - Perguntar aos alunos o que eles conhecem sobre a vida dos funcionários que trabalham na escola. Propor à classe a produção de uma entrevista para conhecer melhor esses profissionais. Liste no quadro, junto com eles, as pessoas que poderiam ser entrevistadas. Realize uma votação para escolher três ou quatro funcionários. Defina com a turma um destino para as entrevistas.Elabore coletivamente as questões que farão parte do roteiro. Registre todas as idéias dos alunos para retomá-las. 08/04 - Socialização,reescrita ,correção e avaliação de cada entrevista, Exposição das entrevistas em mural na sala de aula
Conteúdo(s) / Atividades:
Produção, revisão e realização de entrevistas Uso de letra maiúscula uso de sinais de pontuação
Recursos:
Entrevistas publicadas em jornais, revistas ou sites
Avaliação:
Observar o desempenho da turma em relação a algumas questões: O aluno mostra-se interessado em perguntar e escutar as respostas? Lê a pergunta de maneira clara? Considerada a relação mais próxima ou mais distante com o entrevistado ao dirigir-se a ele?
Bibliografia:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/entrevistar-conhecer-melhor-611551.shtml Jornal do Tocantins Revista Veja Site Cleber Toledo
Observações:
A entrevista com os funcionários escolhidos será durante a aula


Plano de aula usando a apostila do SALTO para o 4º e 5º ano


Data:

03/04/2013 a 08/04/2013
Turma(s):
41.01/EF.VESP, 41.02/EF.MAT
Disciplina(s):
LÍNGUA PORTUGUESA
Competências:
Ser capaz de ler e interpretar texto que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura
Habilidade(s):
Reconhecer a unidade temática de um texto; Localizar informações explicitas em textos; Ler em voz alta com fluência; Escrever texto preocupando-se com a legibilidade
Metodologia:
03/04 - Leitura ,interpretação e escrita dos textos "A menina e o lobo" e "Receita para espantar tristeza" págs. 5 e 6 da apostila do SALTO; Revisão coletiva da avaliação de Língua Portuguesa 05/04 - Identificar o tema dos textos informativos nas pags. 13 e 14 da apostila do SALTO através de leitura compartilhada; usar o dicionário para descobrir significado de palavras desconhecidas 08/04 - Produção coletiva de texto instrucional do gênero receita; correção e reescrita
Conteúdo(s) / Atividades:
Identificação de narrador e foco narrativo Texto instrucional do gênero receita leitura e escrita Pontuação Parágrafo Letra maiúscula
Recursos:
Apostila do SALTO Livro do aluno pag. 23 e 28
Avaliação:
Através da participação ,das atividades de leitura e escrita e produção textual
Bibliografia:
Livro didático de Lingua Portuguesa 4º ano - Projeto Buriti Apostila do SALTO
Observações:
Tarefas de casa com cópia dos textos obedecendo a estruturação de cada um