Plano de aula sobre o equilíbrio das cores 4º e 5º ano
Data:
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05/04/2013
a 05/04/2013
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Turma(s):
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51.01/EF.MAT, 51.02/EF.VESP
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Disciplina(s):
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ARTE
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Competências:
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Experimentar
as possibilidades expressivas da cor
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Habilidade(s):
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Interpretar
e associar as cores às reações fisionômicas das pessoas, tanto no universo
artístico quanto no cotidiano; Observar os significados das cores no
cotidiano.
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Metodologia:
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Discussão
sobre a presença e a importância da cor em nossa vida.Falar que as cores
estão presentes nas roupas, nas frutas, nas casas, nos objetos, na
propaganda, na televisão. Mostrar exemplos com figuras de revistas, jornais,
pinturas, rótulos. Peça aos alunos que façam uma pintura para expressar um
sentimento usando a cor para representá-lo. Diga aos alunos, que a intenção é
experimentar uma relação parecida com a que os artistas estabelecem com estas
pinturas, ressaltando que cada um pode colocar sua relação com as cores.
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Conteúdo(s)
/ Atividades:
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Equilíbrio
das cores
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Recursos:
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Cartolina
colorida cortada em forma de cartões tamanhos 10x15 cm; - Lápis - Lápis de
cor - Pinceis; - Imagens de pinturas de Picasso, principalmente da fase rosa
e azul.
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Avaliação:
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Verificar
se o aluno estabelece relação entre a cor, o sentimento e a expressividade
através do desenho
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Bibliografia:
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Cores
Jogos e Experiências - Ann Forslind - Ed. Callis Mestre das Artes - Picasso -
Mike Venezia - Ed. Moderna
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