glitters

terça-feira, 16 de abril de 2013



Plano de aula sobre o equilíbrio das cores  4º e 5º ano

Data:
05/04/2013 a 05/04/2013
Turma(s):
51.01/EF.MAT, 51.02/EF.VESP
Disciplina(s):
ARTE
Competências:
Experimentar as possibilidades expressivas da cor
Habilidade(s):
Interpretar e associar as cores às reações fisionômicas das pessoas, tanto no universo artístico quanto no cotidiano; Observar os significados das cores no cotidiano.
Metodologia:
Discussão sobre a presença e a importância da cor em nossa vida.Falar que as cores estão presentes nas roupas, nas frutas, nas casas, nos objetos, na propaganda, na televisão. Mostrar exemplos com figuras de revistas, jornais, pinturas, rótulos. Peça aos alunos que façam uma pintura para expressar um sentimento usando a cor para representá-lo. Diga aos alunos, que a intenção é experimentar uma relação parecida com a que os artistas estabelecem com estas pinturas, ressaltando que cada um pode colocar sua relação com as cores.
Conteúdo(s) / Atividades:
Equilíbrio das cores
Recursos:
Cartolina colorida cortada em forma de cartões tamanhos 10x15 cm; - Lápis - Lápis de cor - Pinceis; - Imagens de pinturas de Picasso, principalmente da fase rosa e azul.
Avaliação:
Verificar se o aluno estabelece relação entre a cor, o sentimento e a expressividade através do desenho
Bibliografia:
Cores Jogos e Experiências - Ann Forslind - Ed. Callis Mestre das Artes - Picasso - Mike Venezia - Ed. Moderna