glitters

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Projeto Campeão de Leitura

PROPOSTA DE PROJETOS
PROJETO: CAMPEÃO DE LEITURA
CURSISTA: DELZIMAR DO NASCIMENTO GUIMARÃES

JUSTIFICATIVA:
O projeto Campeão de Leitura visa desenvolver a aprendizagem de forma lúdica e criativa, criando condições desafiadoras para que o aluno construa seu próprio conhecimento na interação com o meio, através de experiências concretas numa relação teórica e pratica com alunos do Programa Se Liga e 2º ano buscando com isso soluções para atingir e superar a meta de leitura dos livros lidos, melhorar a produção e compreensão textual.
Objetivo geral:
Criar condições para a construção de um ambiente cooperativo favorável ao resgate de sentimentos afetivos e construtivos que possibilite ao educando a construção de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades.
Objetivos específicos:
Elevar auto-estima;
Diminuir o índice de para casa não feito e produção textual;
Aumentar o índice de livros lidos mensalmente;
Melhorar a participação e desempenho nas atividades em classe e extraclasse;
Melhorar o relacionamento com os colegas e professor.
Conteúdos: Leitura e escrita
Disciplinas envolvidas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia e Ensino Religioso
Metodologia/procedimentos:
O projeto Campeão de Leitura será executado pelos professores do Programa Se Liga e do 2º ano no mês de novembro com: Leitura de textos no laboratório de informática utilizando os conteúdos do Linux educacional; Leitura de livros na biblioteca; Reconto de livros lidos com caixa de som e microfone; escrita de palavras no computador com auxilio do UOL EDUCA e escrita, reescrita e exposição de textos produzidos com ilustração.
Recursos a serem utilizados:
Computador; livros literários; Caixa de som; Microfone; Papel; Lápis de cor
Registro do processo:
Através de fotos relatórios e textos
Avaliação:
Será observada a ficha de livros lidos, a ficha de freqüência, o reconto de livro para a turma e a produção e organização da produção textual.
Divulgação/ Socialização do Projeto realizado:
Através de varal de textos, exposição dos nomes dos alunos que tiveram participação ativa no desenvolvimento do projeto e premiação de camisetas para os melhores alunos.
Referências bibliográficas:
WALDA, de Andrade Antunes, Lendo e Formando Leitores
ROCHA, Ruth O Livro da Escrita
MACHADO,A.R.(1998) O diário de leituras

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO

A minha expectativa estava tão grande em aprender algo novo com as TIC para me auxiliar na sala de aula usando o computador e a internet, que nem imaginava que o que eu iria aprender estava muito além das minhas expectativas.
Aprendi coisas que eu não sabia que existia na internet, coisa de fundamental importância para o meu desempenho profissional e o desempenho dos meus alunos.
Aprendi a gostar do computador, aprendi trabalhar com blog , participei de fórum, enviei mensagens , faço meus próprios slides, trabalho com recursos da TV escola disponíveis na internet ainda ajudo meus colegas na execução de algumas atividades com recurso tecnológico.
Confesso que no início do curso eu estava perdida no que era para fazer porque a minha experiência era muito pouca. Precisei muito da ajuda dos colegas e dos formadores que com toda paciência me ajudaram a crescer.
Hoje estou satisfeita com o que aprendi no curso e pretendo me esforçar mais para garantir minha aprendizagem e auto-estima na minha vida profissional.

Conceituando Currículo e sua Interação com as Tecnologias

Currículo é um conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar. É a construção cultural que busca fontes de inspiração no saber e nas necessidades do contexto social.
Em função da globalização a tecnologia está sempre presente em nossas vidas. No entanto, é fundamental que o uso das tecnologias esteja inserido ao currículo escolar. Podemos afirmar que na era da tecnologia, o currículo escolar, se forma a partir das necessidades de cada escola e da cada aluno, isto demanda grande esforço por parte dos educadores e dos educando, pois oferecem novas formas de ensinar e aprender.
A cada dia cresce a necessidade de tecnologias no desenvolvimento das atividades escolares e exigem novas formas de metodologia e criatividade por parte do professor para que os alunos alcancem os resultados esperados.
No desenvolvimento de projetos em sala de aula hoje, é indispensável o uso de recursos tecnológicos para aprimorar o conhecimento dos alunos.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS
Curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista: Delzimar do Nascimento Guimarães

Segundo o Professor Pedro Demo, tecnologia e internet permitem uma forma de aprendizado diferente. As crianças que tem acesso a internet trocam informações entre si e a escola está longe disso. Podemos perceber hoje que a escola está se dando conta que o recurso tecnologia não pode ser ignorado no âmbito educacional. Como figura fundamental e insubstituível, o professor é a tecnologia das tecnologias e deve se portar como tal. Ele deve está aberto aos novos conhecimentos e as novas metodologias que possam facilitar e estimular a aprendizagem dos alunos. Para esse objetivo, o professor precisa está se aperfeiçoando, estudando e refletindo tais atitudes no crescimento dos seus alunos.
A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no meio educacional. Como instrumento de aprendizagem vem aumentando de forma muito rápida e se não acompanharmos essas mudanças ficaremos para trás e os nossos alunos sem vontade de estar na escola.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

quinta-feira, 8 de julho de 2010

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Plano de aula - atividade 4

Plano de aula de Língua Portuguesa
6º ano - matutino
Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva
Professora-Delzimar
Conteúdo: Notícia Período: 2 aulas dias 1 e 2 de junho de 2010
Objetivo: Identificar o gênero notícia; Conhecer o corpo da uma notícia; saber produzir uma notícia obedecendo todos os comandos: Quando? Onde? Com quem? O que aconteceu? O que disse a testemunha?
Metodologia:
*Dividir os alunos em grupos de dois
*Entregar um jornal para cada grupo
*Pedir para eles lerem todas as manchetes do jornal
*Escolher uma das manchetes e ler o texto para a turma
*Destacar na notícia onde aconteceu o fato, quando aconteceu, com quem aconteceu e o que disse a testemunha.
*Produzir uma notícia de um fato ocorrido na cidade ou na escola recentemente
*Socializar as produções e colocar no mural
Avaliação: Através das produções feitas e socializadas na aula

Comentario:Essa aula foi concluída com a participação de todos os alunos e houve um resultado significativo observado após a socialização das produções.