quarta-feira, 18 de julho de 2012
Gostamos muito de você
sempre vamos te amar
e nunca vamos te esquecer.
Sempre nos ajudando
para nos dar uma vida melhor
por isso gostamos de você e tambem da nossa vó.
Ver você é a razão do nosso viver
para você posso dizer
te amo pra valer.
Você gosta muito de nos levar
para todos os lugares.
Desculpe por tudo que fizemos
para te magoar, não queremos te magoar
mas sim vamos te amar.
Autora de 9 anos: Sabryne da Mata Guimarães
sábado, 7 de janeiro de 2012
Movimentos negros no Tocantins
MOVIMENTOS NEGROS NO TOCANTINS
0 MOVIMENTO NEGRO NO TOCANTINS SURGIU EM JULHO DE 1994,COM A FINALIDADE INICIAL DE CELEBRAR O DIA 20 DE NOVEMBRO ,DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.A PARTIR DE DUAS ARTICULAÇÕES POLITICAS E CULTURAS:A PRIMEIRA REALIZADA EM TAQUARALTO,NO DIA 19 DE NOVEMBRO DE 1994 COM UMA CELEBRAÇÃO AFRO E A OUTRA NO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 1994,NA COMUNIDADE NEGRA DA BARRA DA AROEIRA,MUNICÍPIO DE SANTA TEREZA PARA HOMENAGEAR ZUMBI DOS PALMARES.EM SEGUIDA;ESSE MOVIMENTO FOI ESTENDIDO PARA OS MUNICIPIOS DE MIRACEMA,MIRANORTE,TOCANTÍNIA,PEQUIZEIRO,FORTALEZA DO TABOCÃO,PORTO NACIONAL E PALMAS.
FORAM FORMADOS PEQUENOS GRUPOS DE DISCUSSÃO EA PARTIR DELAS CHEGOU-SE A CONCLUSÃO DE QUE O MOVIMENTO NEGRO PRECISAVA BUSCAR SUA INDENTIDADE AFRO BRASILEIRA,SUAS RAÍZES HISTÓRICAS,POLÍTICAS,CULTURAIS E SOCIAIS DO TOCANTINS.O OBJETIVO DOS MILITARES ERA CRIAR UMA ORGANIZAÇÃOCAPAZ DE DISCUTIR ESSA INDENTIDADE E A MEMÓRIA SOCIAL DE NEGROS E NEGRAS NAS COMUNIDADES DO ESTADO DE TOCANTINS E INTERCAMBIAR AS INFORMAÇÕES COM O MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO (MNU).
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Destacando a Cultura Afro-Brasileira
Descrição geral: Projeto Destacando a Cultura Afro Brasileira - Destacar o modo de vida das comunidades quilombolas e da real situação de discriminação dos negros e negros.Conhecer as diversas culturas do povo negro brasileiro, destacando (os negros do Estado do Tocantins) a cultura e a importância de preservar os costumes destes povos, dando ênfase a diversidade cultural.
Na primeira semana foi feita uma reflexão sobre o modo de vida das comunidades negras e a preservação da cultura negra. Após a reflexão apresentamos vídeos sobre a cultura negra no Brasil e no Tocantins. Depois, pedimos para todos os alunos realizarem pesquisas na internet e na biblioteca do colégio sobre o modo de vida de cada Quilombo existente no Brasil. Para posteriormente fizeram uma apresentação em data show. Em grupo os alunos fizeram uma apresentação das pesquisas realizadas. Depois, em debate, apresentaram as dificuldades encontradas pelos Quilombos década estado, e apresentaram as principais atividades culturais dos negros.Cada aluno produziu um texto sobre assunto em questão e depois fizeram um debate coletivo sobre as aprendizagens adquiridas neste estudo.
Tecnologias utilizadas: Vídeos, internet, computador e data-show.
Comentário: O projeto é desenvolvido a dois anos no colégio e é algo que vem surtindo efeito significativo em relação ao negro na nosso colégio. Sabemos que o povo negro ao longo dos séculos foi sempre discriminado, sofreram todo tipo de preconceito. É triste saber que em pleno século XXI, tais preconceitos, discriminações ainda ocorrem, poucos negros têm ascensão Social, bons empregos e as vagas nas universidades ainda são poucas.
Projeto Campeão de Leitura
PROJETO: CAMPEÃO DE LEITURA
CURSISTA: DELZIMAR DO NASCIMENTO GUIMARÃES
JUSTIFICATIVA:
O projeto Campeão de Leitura visa desenvolver a aprendizagem de forma lúdica e criativa, criando condições desafiadoras para que o aluno construa seu próprio conhecimento na interação com o meio, através de experiências concretas numa relação teórica e pratica com alunos do Programa Se Liga e 2º ano buscando com isso soluções para atingir e superar a meta de leitura dos livros lidos, melhorar a produção e compreensão textual.
Objetivo geral:
Criar condições para a construção de um ambiente cooperativo favorável ao resgate de sentimentos afetivos e construtivos que possibilite ao educando a construção de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades.
Objetivos específicos:
Elevar auto-estima;
Diminuir o índice de para casa não feito e produção textual;
Aumentar o índice de livros lidos mensalmente;
Melhorar a participação e desempenho nas atividades em classe e extraclasse;
Melhorar o relacionamento com os colegas e professor.
Conteúdos: Leitura e escrita
Disciplinas envolvidas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia e Ensino Religioso
Metodologia/procedimentos:
O projeto Campeão de Leitura será executado pelos professores do Programa Se Liga e do 2º ano no mês de novembro com: Leitura de textos no laboratório de informática utilizando os conteúdos do Linux educacional; Leitura de livros na biblioteca; Reconto de livros lidos com caixa de som e microfone; escrita de palavras no computador com auxilio do UOL EDUCA e escrita, reescrita e exposição de textos produzidos com ilustração.
Recursos a serem utilizados:
Computador; livros literários; Caixa de som; Microfone; Papel; Lápis de cor
Registro do processo:
Através de fotos relatórios e textos
Avaliação:
Será observada a ficha de livros lidos, a ficha de freqüência, o reconto de livro para a turma e a produção e organização da produção textual.
Divulgação/ Socialização do Projeto realizado:
Através de varal de textos, exposição dos nomes dos alunos que tiveram participação ativa no desenvolvimento do projeto e premiação de camisetas para os melhores alunos.
Referências bibliográficas:
WALDA, de Andrade Antunes, Lendo e Formando Leitores
ROCHA, Ruth O Livro da Escrita
MACHADO,A.R.(1998) O diário de leituras
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
MEMORIAL REFLEXIVO
Aprendi coisas que eu não sabia que existia na internet, coisa de fundamental importância para o meu desempenho profissional e o desempenho dos meus alunos.
Aprendi a gostar do computador, aprendi trabalhar com blog , participei de fórum, enviei mensagens , faço meus próprios slides, trabalho com recursos da TV escola disponíveis na internet ainda ajudo meus colegas na execução de algumas atividades com recurso tecnológico.
Confesso que no início do curso eu estava perdida no que era para fazer porque a minha experiência era muito pouca. Precisei muito da ajuda dos colegas e dos formadores que com toda paciência me ajudaram a crescer.
Hoje estou satisfeita com o que aprendi no curso e pretendo me esforçar mais para garantir minha aprendizagem e auto-estima na minha vida profissional.
Conceituando Currículo e sua Interação com as Tecnologias
Em função da globalização a tecnologia está sempre presente em nossas vidas. No entanto, é fundamental que o uso das tecnologias esteja inserido ao currículo escolar. Podemos afirmar que na era da tecnologia, o currículo escolar, se forma a partir das necessidades de cada escola e da cada aluno, isto demanda grande esforço por parte dos educadores e dos educando, pois oferecem novas formas de ensinar e aprender.
A cada dia cresce a necessidade de tecnologias no desenvolvimento das atividades escolares e exigem novas formas de metodologia e criatividade por parte do professor para que os alunos alcancem os resultados esperados.
No desenvolvimento de projetos em sala de aula hoje, é indispensável o uso de recursos tecnológicos para aprimorar o conhecimento dos alunos.
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias
Curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista: Delzimar do Nascimento Guimarães
Segundo o Professor Pedro Demo, tecnologia e internet permitem uma forma de aprendizado diferente. As crianças que tem acesso a internet trocam informações entre si e a escola está longe disso. Podemos perceber hoje que a escola está se dando conta que o recurso tecnologia não pode ser ignorado no âmbito educacional. Como figura fundamental e insubstituível, o professor é a tecnologia das tecnologias e deve se portar como tal. Ele deve está aberto aos novos conhecimentos e as novas metodologias que possam facilitar e estimular a aprendizagem dos alunos. Para esse objetivo, o professor precisa está se aperfeiçoando, estudando e refletindo tais atitudes no crescimento dos seus alunos.
A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no meio educacional. Como instrumento de aprendizagem vem aumentando de forma muito rápida e se não acompanharmos essas mudanças ficaremos para trás e os nossos alunos sem vontade de estar na escola.