glitters

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Plano de aula - atividade 4

Plano de aula de Língua Portuguesa
6º ano - matutino
Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva
Professora-Delzimar
Conteúdo: Notícia Período: 2 aulas dias 1 e 2 de junho de 2010
Objetivo: Identificar o gênero notícia; Conhecer o corpo da uma notícia; saber produzir uma notícia obedecendo todos os comandos: Quando? Onde? Com quem? O que aconteceu? O que disse a testemunha?
Metodologia:
*Dividir os alunos em grupos de dois
*Entregar um jornal para cada grupo
*Pedir para eles lerem todas as manchetes do jornal
*Escolher uma das manchetes e ler o texto para a turma
*Destacar na notícia onde aconteceu o fato, quando aconteceu, com quem aconteceu e o que disse a testemunha.
*Produzir uma notícia de um fato ocorrido na cidade ou na escola recentemente
*Socializar as produções e colocar no mural
Avaliação: Através das produções feitas e socializadas na aula

Comentario:Essa aula foi concluída com a participação de todos os alunos e houve um resultado significativo observado após a socialização das produções.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

slides

O QUE É HIPERTEXTO

H
ipertexto
é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de links.
Essa experiência em navegar nos hipertextos que eu li foi muito interessante para mim, pois, consegui fazer a atividade proposta e aprender um pouco mais de internet. Antes eu tinha muito medo de fazer alguma coisa errada se clicasse naquelas letrinhas azuis dos textos que eu estava pesquisando na internet. Eu já sabia que acontecia alguma coisa, só não sabia o que era. Mas agora com a oportunidade que estou tendo com as Tic, vi que não era uma coisa de sete cabeças, é simples e prazeroso trabalhar com hipertexto, além ampliar os nossos conhecimentos o texto fica muito mais fácil para ser compreendido. Mesmo sendo professores, ainda existem muitas informações que não chegaram ao nosso entendimento e para mim uma delas era essas palavrinhas azuis que aparecia nos textos que eu pesquisava na internet.
Estou descobrindo todo dia um pouquinho sobre como trabalhar com conteúdos da internet, navegar de forma segura, espantar o medo do computador e acreditar em mim mesma no momento da utilização da minha máquina. Ainda tenho dificuldade, mas sei que vou conseguir porque o meu avanço em relação à internet é visível. O muito que consegui até agora, já ajudei muitos colegas a conseguirem também.

tecnologia na escola

atividade web

sexta-feira, 16 de abril de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?



Visando melhoramento no âmbito profissional sou uma professora que busca conhecimentos capazes de suprir minhas necessidades na sala de aula partindo da interação com meus alunos meu relacionamento com meus colegas e no aperfeiçoamento do meu trabalho.
Observa se que como professor nos dias atuais e preciso estar em constante busca de conhecimento no processo ensino aprendizagem porque a cada ano esse processo tem evoluído bastante e nos como profissionais temos que acompanhar essas mudanças.
Os cursos de capacitação que acontecem frequentemente dentro das unidades escolares ou em outros lugares nos mostram que as portas do conhecimento não estão fechadas para os educadores e aqueles que realmente quer ser participantes do processo ensinos aprendizagem estão engajados nessas formações constantemente.
Desde que comecei a trabalhar na educação sempre gostei de participar de algum curso na minha área e com isso tenho crescido muito e meu trabalho tem sido reconhecido onde eu trabalho e ate hoje não me considero só uma professora sou também uma eterna aluna que cada dia esta em busca de algo novo.